Ageu

Capítulo 1
1
No segundo ano segundo do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por meio do profeta Ageu, a Zorobabel filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, dizendo:
2
Assim fala o SENHOR dos exércitos: Este povo diz: O tempo não chegou, o tempo da casa do SENHOR ser reconstruída.
3
Veio, pois, a palavra do SENHOR por meio do profeta Ageu, dizendo:
4
Por acaso é para vós tempo de morar em vossas casas com telhado, e esta casa ficar deserta?
5
Pois assim diz o SENHOR dos exércitos: Considerai
6
Semeais muito, mas colheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos satisfazeis; vós vos vestis, mas não vos aqueceis; e o assalariado recebe seu salário em bolsa furada.
7
Assim diz o SENHOR dos exércitos: Considerai vossos caminhos.
8
Subi vós à montanha, trazei madeira, e reconstruí a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado,diz o SENHOR.
9
Esperastes por muito, e alcançastes pouco; e quando o trouxestes para casa, eu soprei nisso. Por que isto?,diz o SENHOR dos exércitos. Porque minha casa está deserta, e cada um de vós corre para sua própria casa.
10
Por isso que os céus detêm o orvalho de vós, e a terra detém seus frutos.
11
E chamei a seca sobre a terra, sobre os montes, sobre o trigo, sobre o suco de uva, sobre o azeite, e sobre tudo o que a terra produz, e sobre os homens sobre e os animais, e sobre todo trabalho manual.
12
Então Zorobabel filho de Sealtiel, Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e todo o resto do povo, ouviram a voz do SENHOR seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o SENHOR Deus deles havia o enviado; e o povo temeu diante do SENHOR.
13
Então Ageu, mensageiro do SENHOR, falou mensagem do SENHOR ao povo, dizendo: Eu estou convosco, diz o SENHOR.
14
E o SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o resto do povo; e vieram e começaram a obra na casa do SENHOR dos exércitos, Deus deles,
15
No vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.

Capítulo 2
1
No sétimo mês, no vigésimo primeiro dia do mês, a palavra do SENHOR veio por meio do profeta Ageu, dizendo:
2
“Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo:
3
Quem resta dentre vós que tenha visto esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada aos vossos olhos?
4
Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR; esforça-te também, Josué, filho de Jeozadaque, sumo sacerdote; e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o SENHOR dos exércitos.
5
Conforme ao pacto que estabeleci convosco quando saístes do Egito, assim o meu Espírito está no meio de vós; não temais.
6
Porque assim diz o SENHOR dos exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;
7
e farei tremer a todas as nações, e virão as preciosidades de todas as nações; e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos exércitos.
8
Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o SENHOR dos exércitos.
9
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos exércitos; e neste lugar darei paz, diz o SENHOR dos exércitos.”
10
Ao vigésimo quarto dia do nono mês, no segundo ano de Dario, a palavra do SENHOR veio por meio do profeta Ageu, dizendo:
11
Assim diz o SENHOR dos exércitos: “Pergunta agora aos sacerdotes acerca da lei, dizendo:
12
‘Se alguém levar carne santa na borda de sua veste, e com sua borda tocar no pão, no cozido, no vinho, no azeite, ou em qualquer alimento, por acaso isso será santificado?’” E os sacerdotes responderam: “Não.”
13
E Ageu disse: “Se um impuro por causa de um cadáver tocar em alguma destas coisas, ela ficará impura?” E os sacerdotes responderam: “Ficará impura.”
14
Então Ageu respondeu: “Assim é este povo, assim é esta nação, diante de mim, diz o SENHOR; e assim é toda obra de suas mãos; e tudo o que ali oferecem é impuro.
15
Agora pois, considerai com o coração desde este dia em diante, antes que se pusesse pedra sobre pedra no templo do SENHOR,
16
era naquele tempo que alguém vinha ao amontoado de grãos de vinte medidas, mas havia apenas dez; e vinha à prensa de uvas para dali tirar cinquenta medidas, mas ali havia apenas vinte.
17
Eu vos feri com ferrugem, mofo, e granizo em toda obra das vossas mãos; mas não vos convertestes a mim, diz o SENHOR.
18
Considerai com o coração, desde este dia em diante, desde o vigésimo quatro dia do nono mês , desde o dia em que o fundamento do templo do SENHOR foi posto; considerai.
19
Ainda há semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e oliveira ainda não têm dado frutos; mas, a partir de hoje, eu vos abençoarei.”
20
E a palavra do SENHOR veio pela segunda vez a Ageu, ao vigésimo quarto dia do mês, dizendo:
21
“Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Eu farei tremer os céus e a terra;
22
e transtornarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos das nações; transtornarei as carruagens, e os que nelas se assentam; os cavalos e seus cavaleiros cairão, cada um pela espada de seu irmão.
23
Naquele dia, diz o SENHOR dos exércitos, eu te tomarei, Zorobabel, filho de Sealtiel, servo meu, diz o SENHOR, e farei de ti como um anel de selar; porque eu te escolhi, diz o SENHOR dos exércitos.”